Nesta quarta-feira (22), o presidente Lula (PT) enviou uma famigerada carta para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na qual defende escancaradamente a regulamentação das redes sociais com pretexto de combater a desinformação.
Vale ressaltar que o fórum da UNESCO está debatendo diversas propostas para regular as redes sociais, além do combate a desinformação e as notícias falsas. Dessa forma, o presidente esquerdista, se juntou ao ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso e o lacrador digital Felipe Neto para participar do encontro em Paris.
Você pode gostar: Governo Lula pode fechar portas para americanos e o suposto motivo causou zero surpresa
Lula diz a UNESCO que o ambiente digital com poucas empresas é um risco a democracia
Vale frisar que na famigerada carta a UNESCO, Lula afirmou que o ambiente digital, se for controlado por poucas empresas, pode representar riscos para a democracia. Além disso, citou risco até a saúde pública. Conforme o petista, a disseminação de desinformação durante a pandemia, contribuiu para milhares de mortes.
“O discurso de ódio faz vítimas todos os dias. Além disso, os setores mais vulneráveis de nossas sociedades são os mais afetados”, acrescentou Lula.
“Essa campanha foi em grande parte alimentada, organizada e divulgada por várias plataformas digitais e aplicativos de mensagens. O mesmo método foi usado para gerar atos de violência em outras partes do mundo. Isso deve parar”, disse Lula, que ainda enfatizou que a comunidade internacional precisa “trabalhar para dar respostas eficazes a esta questão desafiadora dos nossos tempos”. Segundo Lula, é necessário garantir o direito da sociedade “a informações confiáveis, e não a mentiras e desinformações”.
Por fim, vale ressaltar que ao falar sobre mentiras, Lula esqueceu de citar uma das maiores desinformações do últimos anos. A saber, quando sua ministra do Meio Ambiente afirmou que no Brasil possiu 120 milhões de pessoas passando fome.
Confira também notícias no nosso canal no Telegram, clicando aqui.
Leia também: Leia também: Policial de folga age em legítima defesa e mata bandido armado em Ceilândia, DF