Impeachment, Alexandre de Moraes, STF, Senado Federal
O Senado Federal registrou, em janeiro, sete novos pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal. Seis desses requerimentos têm como alvo Alexandre de Moraes, enquanto um único pedido recai sobre Dias Toffoli. Os documentos foram protocolados ao longo de 2024 e apenas agora integraram o sistema da Casa Legislativa.
Um deputado federal e cidadãos sem mandato assinam os pedidos, apontando supostas irregularidades nas decisões dos magistrados. Em agosto de 2024, o deputado Bibo Nunes (PL-RS) apresentou um dos pedidos, questionando a conduta de Moraes após o episódio em que o ministro afirmou ter sido agredido em um aeroporto de Roma. Outros requerimentos enfatizam temas polêmicos, como a multa de R$ 22 milhões imposta ao Partido Liberal por contestar os resultados das eleições de 2022.
Em novembro, uma diretora comercial protocolou o pedido de impeachment contra Dias Toffoli, acusando-o de obstruir irregularmente a votação de um agravo no STF. Esses eventos intensificam o clima de tensão e evidenciam o crescente questionamento das ações dos ministros, impactando diretamente a credibilidade das instituições e a dinâmica política nacional.
Leia Também:
O “tiro no pé” de Xandão: A 1ª declaração de Michelle nos Estados Unidos, veja vídeo
Rodrigo Bocardi rompe o silêncio e expõe saída da Globo
🚨 Descubra o que o sistema não quer que você saiba! Assine os planos VIP, Mensal ou Anual do News Atual e ganhe um e-book exclusivo sobre Jair Bolsonaro. ➡️ Clique aqui e confira ⬅️