Política
Alexandre de Moraes terá que se explicar: Convocação para depor na CPMI do 8 de janeiro é solicitada
A Convocação de Alexandre de Moraes: Detalhes do Pedido Parlamentar
Existe uma crescente pressão sobre Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que agora pode ter que prestar esclarecimentos perante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os eventos ocorridos em 8 de janeiro. De acordo com informações recentes, parlamentares aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já protocolaram um requerimento solicitando a convocação do ministro para depor.
Os parlamentares buscam entender melhor o contexto dos alertas emitidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na véspera dos atos de 8 de janeiro, que indicavam a possibilidade de “ocupação de prédios públicos” e “ações violentas”. Ainda não se sabe se Moraes, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tinha conhecimento desses alertas e qual foi sua reação a eles.
Essa convocação apresenta uma oportunidade para que Moraes, alvo de frequentes críticas dos bolsonaristas, possa esclarecer sua atuação em relação aos acontecimentos do dia 8 de janeiro. No entanto, ainda não foi estabelecida uma data para a votação desse requerimento, o que torna incerto o momento em que o ministro terá que se explicar perante a CPMI.