sem categoria
Mauro Cid não irá ao julgamento no STF sobre tentativa de golpe de Estado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mauro Cid decide não comparecer ao STF em julgamento por tentativa de golpe
O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decidiu não comparecer ao julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte analisará sua suposta participação na tentativa de golpe de Estado, investigada no chamado “Núcleo 1”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A informação foi divulgada pelo colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles. Segundo ele, Cid comunicou a aliados que seguiu a orientação de seus advogados, os quais avaliaram que sua presença no plenário não traria vantagem alguma para sua defesa. Dessa forma, acompanhará a sessão de casa, na Vila Militar de Brasília, enquanto seus defensores estarão presencialmente no Supremo.
Julgamento polêmico com esquema de segurança reforçado
O julgamento começa nesta terça-feira (2) e deve se estender até 12 de setembro. Além de Cid, também são réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros seis acusados. Todos têm o direito de acompanhar as sessões presencialmente, mas o acesso será restrito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O processo ocorre mais de dois anos após os eventos de 8 de janeiro de 2023 e está cercado de críticas, inclusive internacionais. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, chegou a ser sancionado pelo governo Donald Trump por meio da Lei Magnitsky, medida voltada a violações de direitos humanos e corrupção.
Diante do cenário delicado, o STF adotou um esquema especial de segurança. Estão previstas varreduras com cães farejadores, uso de drones e restrições de circulação nos prédios da Corte.
Interesse recorde da imprensa e do público
A repercussão do caso gerou grande interesse. Foram recebidos 501 pedidos de credenciamento de jornalistas nacionais e estrangeiros. Além disso, em uma iniciativa inédita, o STF abriu inscrição para cidadãos e advogados interessados em assistir ao julgamento. No total, 3.357 pessoas se inscreveram, mas apenas os primeiros 1.200 serão aceitos, devido à limitação de espaço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses participantes acompanharão o julgamento por meio de um telão instalado na sala da Segunda Turma. O acesso à Primeira Turma será restrito aos advogados dos réus e profissionais da imprensa.
Cada uma das oito sessões terá 150 lugares disponíveis. Nos dias 2, 9 e 12, as sessões ocorrerão em dois turnos, com intervalo para almoço. Já nos dias 3 e 10, ocorrerão apenas no período da manhã.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
📢 Você também vai se interessar por:
➡️ Banco do Brasil reage após decisão polêmica de Flávio Dino
➡️ URGENTE: Banco do Brasil aciona AGU para intimidar de nomes da direita
🛍️ Achadinhos VIPs do dia:
🚨 Produtos com frete grátis que estão esgotando em minutos!
👉 Garanta os seus agora: achadinhosvipsbr.com.br
