Mundo
Medidas de Trump contra o Brasil podem bloquear GPS e satélites

Sanções de Donald Trump contra o Brasil podem afetar satélites e GPS
A imposição de novas sanções por parte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o governo brasileiro pode resultar no bloqueio de satélites e do sistema de GPS utilizados no Brasil. A medida também prevê o aumento das tarifas de importação de 50% para até 100% e possíveis represálias no âmbito da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
De acordo com informações divulgadas pela coluna Painel, da Folha de S.Paulo, membros do Departamento de Estado americano teriam comunicado aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a gravidade das ações previstas. Entre elas, está a revogação de vistos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e de outros magistrados.
Fontes ligadas ao governo americano afirmam que essa é apenas a primeira etapa de um pacote de sanções mais amplo. A previsão é de que “o Brasil terá uma longa semana a partir do dia 21”, conforme o alerta feito por diplomatas próximos à Casa Branca.
Trump teria classificado a decisão de Moraes contra Bolsonaro, na última sexta-feira (18), como uma “declaração de guerra” contra ele e contra os Estados Unidos. A retaliação, segundo interlocutores, busca pressionar diretamente o STF e o governo Lula, que vem sendo duramente criticado nos bastidores internacionais por seu alinhamento ideológico e por interferências em decisões judiciais e eleitorais.
As ações prometem gerar forte impacto em setores estratégicos do Brasil, como defesa, telecomunicações, transporte e logística, devido à possível restrição no acesso a sistemas tecnológicos norte-americanos.
- Leia Também:
- Jornalista da CNN chama Bolsonaro de “Bozo” ao vivo e gera revolta
- Lula volta atrás e desiste de represália aos EUA: entenda o recuo
- 🚨 Saiu agora e já tá quase esgotando! Achadinhos com frete grátis que somem em minutos! Acesse agora 👉 https://achadinhosvipsbr.com.br
