Mundo
Maduro sugere usar “tropas do Brasil” para “libertar” Porto Rico
Declaração de Maduro gera polêmica internacional
Nicolás Maduro, em mais uma de suas declarações controversas, afirmou no último sábado (11) que pretende usar as “tropas do Brasil” para alcançar a suposta “liberdade de Porto Rico”. A fala aconteceu durante o encerramento do Festival Mundial da Internacional Antifascista, evento realizado em Caracas e promovido por organizações de esquerda.
Com um tom de autoconfiança típico, Maduro declarou:
“Assim como no norte eles têm uma agenda de colonização, temos uma agenda de libertação. A agenda foi escrita por Simón Bolívar. Está pendente a liberdade de Porto Rico, e nós vamos conquistá-la, Breno. Com as tropas do Brasil. E Abreu de Lima na frente. Batalhão Abreu de Lima para libertar Porto Rico, o que acha?”
Apesar da empolgação do venezuelano, a referência a “Breno” deixou mais dúvidas do que esclarecimentos. Maduro não especificou quem seria essa pessoa, tampouco deixou claro se existe alguma conexão direta com o governo brasileiro. Além disso, o tal “Batalhão Abreu de Lima” mencionado por ele não passa de uma unidade da Polícia Militar de Pernambuco, o que reforça o caráter fantasioso de sua declaração.
Enquanto Maduro sonha em “libertar” Porto Rico com tropas alheias, a atual governadora da ilha, Jenniffer González-Colón, já deixou claro seu repúdio ao ditador. González-Colón não só rechaça as ideias de Maduro, como também reconhece o opositor Edmundo González como o presidente legítimo da Venezuela.
Em uma declaração recente, Jenniffer reafirmou seu apoio a María Corina e ao povo venezuelano que luta por liberdade:
“Edmundo González é o presidente eleito da Venezuela, e eu apoio María Corina e o corajoso povo venezuelano.”
A fala da governadora evidencia a resistência de Porto Rico às tentativas de ingerência venezuelana e reforça a desconexão de Maduro com a realidade.
As declarações de Nicolás Maduro servem mais como uma tentativa de desviar a atenção de sua própria crise interna do que como um plano realista de ação. A Venezuela enfrenta um colapso econômico e social sem precedentes, resultado direto de anos de má gestão e autoritarismo. Ao mencionar tropas de outros países, Maduro parece buscar respaldo internacional para seus devaneios, mas esbarra na falta de credibilidade.
Leia Também:
Passaporte de Bolsonaro: Moraes exige documentos para decisão final
Trump prevê inferno no Oriente Médio se reféns não forem soltos
📢 RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO DIRETAMENTE NO SEU WHATSAPP. 👈
-
Política6 dias ago
Governo Lula pede ao STF a suspensão de processos que cobram devolução por fraudes no INSS
-
Economia4 dias ago
Escândalo Fiscal: Lula gasta R$ 324 bilhões fora da meta fiscal
-
Economia6 dias ago
MP polêmica: governo Lula publica medida que eleva impostos de forma agressiva
-
Política6 dias ago
Governo Lula corta verbas e enfraquece combate ao tráfico e facções criminosas.
-
Política6 dias ago
Gilmar Mendes diz que ministros do STF admiram o regime chinês
-
Política5 dias ago
Delação em risco: Revista Veja expõe suposta mentira de Mauro Cid ao STF
-
Política3 dias ago
Pesquisa Mostra Bolsonaro Derrotando Lula e Humilhando Alckmin em 2026
-
Política7 dias ago
Zanin acompanha maioria do STF e vota por regular redes sociais
-
Economia2 dias ago
Polêmica! Míriam Leitão defende aumento de impostos no Brasil
-
sem categoria6 dias ago
CPI das Bets: Senado rejeita relatório de Soraya Thronicke
-
Política5 dias ago
Moraes Aciona Meta e Exige Quebra de Sigilo de Conta Relacionada a Mauro Cid
-
Mundo6 dias ago
Tragédia no Ar: Avião da Air India Cai com 240 Pessoas a Bordo — Veja o Vídeo