Mundo
Brasileiros condenados por atos de 8 de janeiro recebem mandados de prisão na Argentina

Justiça Argentina decreta prisão de 61 brasileiros
Em uma ação sem precedentes, o juiz federal argentino Daniel Rafecas emitiu mandados de prisão contra 61 brasileiros envolvidos nos ataques aos Três Poderes da República no Brasil, ocorridos em 8 de janeiro do ano passado. Até esta sexta-feira (15), dois dos indivíduos condenados já foram capturados em solo argentino, marcando um avanço significativo no caso.
Segundo reportagens do jornal Folha de S. Paulo, a ação do juiz Rafecas foi uma resposta aos 63 pedidos de extradição enviados pela embaixada do Brasil em Buenos Aires, direcionados ao Ministério das Relações Exteriores da Argentina. Esses pedidos foram iniciados a partir de uma solicitação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A polícia da província de Buenos Aires efetuou a primeira detenção na quinta-feira (14), identificando Joelton Gusmão de Oliveira, de 47 anos, durante uma patrulha de rotina na cidade de La Plata. Gusmão, que foi sentenciado a 17 anos de prisão no Brasil, enfrenta acusações graves, incluindo tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e associação criminosa armada.
De acordo com o relatório das autoridades locais, Joelton foi abordado por apresentar comportamento suspeito. Após a verificação de seus dados pessoais, a polícia confirmou a existência de um mandado de prisão em seu nome, baseado nos pedidos de extradição do Brasil.
A prisão de Joelton Gusmão gerou controvérsia, particularmente de sua filha, Agnes Gusmão, que contesta a versão das autoridades. Agnes afirma que seu pai era um solicitante de asilo na Argentina e que foi surpreendido com o pedido de extradição durante um processo de renovação de sua residência provisória na Imigração de La Plata.
O caso de Joelton Gusmão é apenas um entre muitos que envolvem brasileiros na Argentina. Segundo dados da Comissão Nacional de Refugiados (Conare), houve um aumento notável nas solicitações de refúgio por brasileiros na Argentina, com 181 pedidos registrados em 2023. Porém, este ano, apenas três pedidos foram formalizados, refletindo um cenário complexo de refúgio e extradição entre os dois países.
Leia Também:
- Explosões em frente ao STF em Brasília deixam uma vítima fatal
- “Janjapalooza”: Governo Investe R$ 870 Mil em Cachês para Show de 29 Artistas
Descubra o que não querem que você saiba! O eBook voltou, mas pode ser removido a qualquer momento! ➡️ Clique aqui e garanta o seu agora 👈😱😱
-
Brasil5 dias ago
Alerta: ONU recomenda acabar com escolas cívico-militares no Brasil
-
Política5 dias ago
Lula sugere anistiar dívidas externas e gera onda de críticas no Brasil
-
Política5 dias ago
Barroso afirma que Brasil está pronto para mudar o sistema eleitoral
-
sem categoria4 dias ago
Mauro Cid afirma que Bolsonaro recebeu e editou suposta ‘minuta do golpe’
-
Política5 dias ago
Escândalo: PGR perde celulares de investigados do 8/1 e STF teme anulação de provas
-
Política6 dias ago
Líder político desafia decisão de Moraes e envia PIX a Zambelli
-
Justiça6 dias ago
Declaração bombástica de Barroso expõe poder absoluto do STF
-
Política4 dias ago
Defesa diz que Bolsonaro não ficará em silêncio em depoimento ao STF sobre ‘tentativa de golpe’
-
Política4 dias ago
Depoimento Explosivo: Ramagem Detona PF e Desmonta Narrativa de Golpe no STF
-
Política6 dias ago
Moraes ignora defesa e mantém ação contra Bolsonaro mesmo com inconsistências processuais
-
Política4 dias ago
Nikolas destrói interrogatório de Mauro Cid com frase fulminante
-
Política6 dias ago
Banco bloqueia contas e cartões de Zambelli por ordem de Moraes: entenda o caso