Economia
Colapso Iminente: Transporte de Combustíveis e Cargas Pode Parar em Todo o País
Descontentamento Geral: Mudanças na Lei dos Caminhoneiros Agitam o Setor de Transporte de Combustíveis
O presidente do Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG), Irani Gomes, alerta que o país está à beira de um colapso no transporte de combustíveis e cargas. A tensão se acirra com as recentes mudanças na Lei dos Caminhoneiros, promovidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que foram recebidas com grande insatisfação pelo setor.
Um julgamento ocorrido em plenário virtual no final de junho, com resultado de 8 votos a 3, modificou dispositivos da lei referentes à jornada de trabalho, descanso e fracionamento de intervalo. Com a nova medida, toda ação na qual o caminhoneiro permanecer à disposição da empresa transportadora passa a ser considerada parte de sua jornada de trabalho. Isso inclui, por exemplo, o tempo de espera para a carga e descarga.
Riscos Reais: Aumento de Custos e Atrasos na Entrega
Gomes alerta que, caso tais mudanças não sejam revistas, há o risco dos preços do frete dispararem, tornando inviável o transporte de cargas em todo o país. “Estamos já enfrentando uma defasagem no frete de cerca de 25% a 30%, devido a altas de insumos não repassadas. Essa mudança na lei sobrecarrega o valor do frete em pelo menos 40%, estendendo uma viagem de caminhão de 2 a 3 dias para até 6 dias”, detalha o presidente do Sindtanque-MG.
Irani Gomes reforça que a decisão do STF é de grande relevância para o setor produtivo brasileiro, uma vez que pode provocar um impacto bilionário no transporte de combustíveis, agropecuários e bens de consumo.
Você também pode Gostar: A Surpreendente União na Política Brasileira: Deputados da Base de Lula Apoiam Anistia a Bolsonaro
Estado de Greve: Transportadores Preparam Resposta
Com uma reunião marcada para hoje (5), os transportadores estão em estado de greve. “Estamos aguardando uma mobilização de toda a categoria. Caso nenhuma medida seja tomada nos próximos dias, podemos suspender as atividades em todo o País por tempo indeterminado a qualquer momento”, adverte o presidente do Sindtanque-MG.
Segundo a decisão do STF, os intervalos para refeição, repouso e descanso não serão incluídos na jornada de trabalho dos caminhoneiros. Além disso, o repouso não poderá ser realizado com o veículo em movimento, mesmo que haja revezamento de condutores. Será exigido que o intervalo de descanso seja de 11 horas ininterruptas em um período de 24 horas de trabalho, sendo proibido o fracionamento ou a coincidência com a parada obrigatória na condução do veículo.
Alterações na Lei dos Caminhoneiros Preocupam Setor de Transporte
A possibilidade de paralisação generalizada no transporte de combustíveis e cargas vem crescendo no Brasil. Segundo Irani Gomes, presidente do Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG), as recentes alterações na Lei dos Caminhoneiros, realizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), têm causado insatisfação entre os profissionais do setor.
A lei, que discute jornada de trabalho, descanso e fracionamento de intervalo dos caminhoneiros, foi modificada em uma sessão virtual no último dia 30 de junho. A decisão, tomada por 8 votos a 3, determina que o tempo que o caminhoneiro permanecer à disposição da empresa transportadora seja considerado parte da jornada de trabalho, incluindo o período de espera para carga e descarga.
Aumento de Custos e Atraso nas Entregas: Possíveis Consequências da Nova Lei
As mudanças podem resultar em aumento significativo nos preços de frete em todo o país, tornando o transporte de cargas economicamente inviável. Gomes afirma que a categoria já enfrenta uma defasagem de aproximadamente 25% a 30% no frete, por conta do aumento de insumos não repassados. “A mudança na lei, por sua vez, aumenta o valor do frete em pelo menos 40%, estendendo uma viagem de caminhão que duraria 2 a 3 dias para até 6 dias”, explica.
O presidente do Sindtanque-MG ressalta ainda que a decisão do STF é de grande importância para todo o setor produtivo brasileiro, podendo gerar um impacto bilionário no transporte de combustíveis, produtos agropecuários e bens de consumo.
Transportadores Anunciam “Estado de Greve”
Com uma reunião marcada para esta quarta-feira (5) para deliberar sobre a situação, os transportadores já se declaram em “estado de greve”. Gomes alerta: “Caso nenhuma medida seja tomada nos próximos dias, podemos suspender as atividades em todo o país por tempo indeterminado a qualquer momento”.
Conforme a nova legislação, ficam excluídos da jornada de trabalho dos caminhoneiros os intervalos para refeição, repouso e descanso. Além disso, não será mais permitido que o repouso seja feito com o veículo em movimento, mesmo que haja revezamento entre os condutores.
O cenário, de fato, é complexo e requer atenção. A iminência de um colapso no transporte de cargas e combustíveis pode representar um golpe duro na economia brasileira. O país, agora, aguarda as próximas ações do setor transportador.
Leia também: Derrota esmagadora para a Globo: Lair Rennó vence batalha judicial milionária
Receba notícias exclusivas no nosso grupo do WhatsApp! Clique aqui para entrar.
As Últimas Vagas Para Proteger a Verdade
O sistema faz de tudo para silenciar as vozes conservadoras.
O News Atual é um dos poucos portais capazes de trazer à tona o que o sistema insiste em esconder. Você sabe que a imprensa tradicional, aliada a interesses obscuros, busca calar páginas como a nossa.
Sem o seu apoio, a verdade perde. Com ele, continuaremos a expor fatos que muitos preferem trancar em segredo. E o momento de agir é agora.
Alguns canais já foram derrubados nos últimos meses. Você quer mesmo ser obrigado a engolir a versão "oficial" sem acesso aos dois lados?
- Acesso diário a matérias exclusivas e não enviesadas;
- Contato direto com analistas independentes do News Atual;
- Materiais que desmascaram as narrativas do sistema;
- Participação na comunidade que mantém viva a liberdade de expressão.
Mais de 100 assinantes já fazem parte desta resistência. Junte-se a eles e fortaleça nossa voz!
Apenas mais alguns dias até a próxima investida do sistema! Não deixe que eles decidam a sua vida por você.
Garanta hoje mesmo o seu lugar na linha de frente pela verdade. É simples, rápido e vital para manter a informação viva.
Clique e Faça Parte da Resistência!-
Política7 meses ago
Bolsonaro não contém as lágrimas durante discurso emocionante de Nikolas, veja vídeo
-
Política7 meses ago
Nikolas, ao lado de Milei, faz afirmação desmoralizante sobre Lula, assista ao vídeo
-
Economia2 anos ago
Lojas Americanas: CPI irá desvendar os detalhes da fraude contábil que chocou o mercado financeiro
-
Política2 anos ago
Luciano Hang: Saiba a verdade sobre o empresário fechar suas lojas em protesto
-
Mundo2 meses ago
Confira: A resposta de Elon Musk a Janja que viralizou nas redes
-
TV7 meses ago
Queda de audiência: GloboNews perde 38% do público e registra menos de 1 ponto
-
Política7 meses ago
Valdemar Costa Neto garante: “Bolsonaro será nosso candidato em 2026”
-
Política7 meses ago
Wajngarten crítica a PF: Relatório é Taxado de ‘Ficção de Quinta’, Entenda o Caso
-
Política9 meses ago
Revelação Bombástica: Mauro Cid Expõe Verdades Ocultas e Envolvimento de Mourão
-
Famosos8 meses ago
Ivete Sangalo Cancela Turnê e Choca Fãs com Motivo Humilhante – Saiba Tudo!
-
Política7 meses ago
Bolsonaro sobre erro da PF: “Outras correções virão”
-
Política2 anos ago
Vice de Simone Tebet faz revelação bombástica sobre Lula às vésperas da eleição, por essa PT não esperava